IA no E-commerce: Prime Day Revela Crescimento de 3.300%

O recente Amazon Prime Day foi mais que um evento de vendas recorde; foi um termômetro da nova revolução no varejo: a Inteligência Artificial Generativa como assistente de compras. Embora as vendas de US$ 24,1 bilhões nos EUA (crescimento de 30,3%) sejam impressionantes, o dado mais transformador foi o aumento de 3.300% no tráfego para e-commerces vindo de ferramentas de IA, segundo a Adobe Analytics.

A Era do Assistente de Compras IA

Este crescimento colossal indica uma mudança sísmica no comportamento do consumidor. As pessoas estão usando ativamente chatbots e navegadores com IA para descobrir produtos e encontrar as melhores ofertas. Embora este canal ainda seja menor em volume total que a busca paga (28,5% das vendas), sua taxa de crescimento explosiva sinaliza que o comércio conversacional é o futuro.

Um Ecossistema de Vendas Diversificado

A análise, baseada em dados reportados pelo TechCrunch, mostra que o sucesso depende de múltiplos canais. O marketing de influência, por exemplo, gerou 19,9% das vendas, provando ser 10 vezes mais eficaz na conversão que as redes sociais tradicionais. A IA é a mais nova e poderosa peça desse quebra-cabeça estratégico.

O Futuro do Varejo é Agora

A lição do Prime Day 2024 é clara: ignorar a IA não é uma opção. A personalização dos assistentes de IA define uma nova expectativa para a experiência de compra. Varejistas que não integrarem soluções de IA correm o risco de ficar para trás, enquanto os pioneiros irão liderar o mercado com uma interação mais inteligente e eficiente com seus clientes.

(Fonte original: TechCrunch)