O sonho dos "unicórnios solo" na era da IA ganhou um novo capítulo. Embora não seja um unicórnio, a Base44, de Maor Shlomo, com apenas seis meses, demonstra o poder da IA. Sua venda por US$80 milhões à Wix é uma história de hipercrescimento e do emergente "vibe coding".
A Base44 permite que usuários sem conhecimento técnico criem aplicações completas via comandos de texto. Essa abordagem de "vibe coding", onde IA traduz linguagem humana em software funcional (banco de dados, autenticação, UI), está transformando o desenvolvimento de apps.
Shlomo, com uma equipe de oito (que dividirão US$25M), levou a Base44 a 250.000 usuários e à lucratividade em meses, de forma independente. Sua estratégia de "construir em público" impulsionou essa ascensão, mostrando a demanda por tais ferramentas.
A venda para a Wix visa escalar o sucesso. Para a Wix, integrar a IA da Base44 à sua plataforma no-code é estratégico, adquirindo um produto inovador por um bom preço. Este acordo sinaliza o poder da IA para pequenas equipes e a ascensão do "vibe coding" como facilitador para novos criadores. A escolha do LLM Claude da Anthropic por custo-benefício também é uma lição valiosa para desenvolvedores de IA.
Fonte: TechCrunch